Copa do Mundo 2014... Soy contra

SHARE:

Antes de tudo, sou contra e sempre fui contra, pela lógica. Eu sempre soube que o Brasil deveria se submeter ao ‘protocolo FIFA’. O Bras...


Antes de tudo, sou contra e sempre fui contra, pela lógica. Eu sempre soube que o Brasil deveria se submeter ao ‘protocolo FIFA’. O Brasil possui leis federais, estaduais e municipais que deverão ser esquecidas durante os eventos. 

Escrito por: Diego Pignones, publicitário e pesquisador em Comunicação Social. Twitter: @diegopignones Tumblr: http://lavalanga.tumblr.com/

Por exemplo, antes do começo deve ser executado o hino nacional (no RS também deve ser executado o Hino Rio-Grandense), será que o ‘Protocolo FIFA’ será reformulado para contemplar nossos hinos?

- Não, nem a pau. Só se der grana.

A Copa do Mundo possui diversas cotas de patrocínio em vários níveis, sendo uma cota âncora destinada à cerveja. E a nossa lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas nos estádios?

- Temporariamente ela vai pro saco. Porque dá grana.

Temos direitos adquiridos para contemplar determinadas camadas da sociedade e conquistas históricas como o Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto do Torcedor. No entanto, em participação no programa Arena SporTv, o ministro dos esportes Orlando Silva revelou que a FIFA solicitou que o Estatuto do Idoso, o Estatuto do Torcedor e o Código de Defesa do Consumidor fossem suspensos. A FIFA quer ter liberdade irrestrita para decidir o preço dos ingressos, não colocar a disposição as meias entradas para idosos e estudantes e não indenizar consumidores por eventos cancelados.
- Porque não dá grana.

Contudo, reconheço o ‘legado’ que uma Olimpíada deixa para uma cidade e, no caso da Copa do Mundo, esse legado se amplia pelo país. Sim, revitaliza áreas degradadas, melhora um pouco a mobilidade urbana, melhoram as ruas, as estradas, aeroportos, estruturas de saúde, e entre tantos outros argumentos. 

Mas será que devemos arcar com altos custos, cujo lucro resultante será dividido por poucos que, além disso, acabam com nossa soberania e nossas leis? Deixar que entidades (empresas) com conexões e relações escusas mandem e desmandem nas mesas de negociações? 

Apesar do esforço da presidenta Dilma e do governo federal de frear as ‘aspirações’ da CBF e FIFA, essa Copa será muito rentável para os donos dela. Embora, eu ache que não conseguiremos pagar as contas em curto prazo só com turismo e vendendo quinquilharias, suvenires, com a rede hoteleira, gastronômica, etc. 

E os direitos de transmissão? Será mais uma peleia feia. Talvez mais feia que todo esse caso envolvendo o ministro Orlando Silva, dono da cadeira mais cobiçada por encabeçar a Copa e os Jogos Olímpicos. Ao mesmo tempo em que desperta a cobiça, desperta a ira de muitos por estar na mão do PCdoB. Partido que ainda sofre com os argumentos da oposição, alicerçados em resquícios da Ditadura Militar. 

Um evento mundial organizado em cima de ameaças, matérias jornalísticas nefastas e rabos presos, expõem que muitos querem a volta da culocracia (regime pseudodemocrático onde se governa com o rabo, se privatiza até a mãe e acatam-se todas as ordens estrangeiras). 

E no meio disso tudo está o ‘futebol moderno’. 

O futebol moderno virou um fenômeno interessante de analisar, porque o time ou seleção dentro da cancha é só paixão nas arquibancadas. Mas, fora de campo, o torcedor reclama e condena a politicagem, a corrupção, escândalos (seja em Federações ou Confederações) e o alto preço dos ingressos. 

Há muito o futebol deixou de ser um esporte de massa.


Portanto, Copa... Soy contra e sou Contra o Futebol Moderno.

Anotação na Margem:

- O Contra o Futebol Moderno é um movimento espontâneo surgido nas arquibancadas da Europa. Mais um exemplo da mescla entre futebol e política em território europeu. http://www.youtube.com/watch?v=UG-kuI0pcCM ;

- Retomo o insight de curiosidade que tive em ‘A Ley de Medios, sem média’: Uma vez que o Supremo Tribunal Federal (STF) acabou com a obrigatoriedade do Diploma Superior para jornalistas e ocorrerão no Brasil a Copa do Mundo de Futebol 2014 e os Jogos Olímpicos, quais serão os critérios para o credenciamento de imprensa nestes eventos? 

- Faça um favor a si mesmo, não assista a Copa com Galvão;

- Acredito que o Brasil será compensado com o caneco em virtude de ter perdido a Copa de 1950. Por isso, soy celeste!


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

COMMENTS

BLOGGER
Nome

África,1,Anna Poulain,8,Apoemático,19,APPs,18,Arte,32,Arte Digital,22,Artigos próprios,107,Artigos reproduzidos,286,Biografias,3,Cinema,15,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,11,Cultura,24,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,15,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,4,Documentários,126,Educar,32,Ensaios,15,Entrevistas,45,Fabio Nogueira,54,featured,4,Fotografia,49,Games,4,HQ,20,In Memoriam,5,Informe,1,Jornais,29,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,26,Literatura,44,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1308,Música,134,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,65,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,21,Podcast,5,Poesia,45,Política Carioca,145,Política Internacional,354,Política Nacional,1060,Q tem pra V,99,Rádio/TV,37,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,27,tattoo,5,Teatro,38,Tetraplégicos Unidos,19,Tirinhas,5,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,18,Vídeos,73,Web,54,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Copa do Mundo 2014... Soy contra
Copa do Mundo 2014... Soy contra
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhdpLQfB7KXnj-dAxo-9a5QX-lch0z7YZPejRWJqS9nds17PBcwlpXh_DiaBRBEnldMdMl5yyZ2PB4pYQGAPXySqT-jfE9L7aHdGYNeuu5vkUm_V1oCsW-GvaFQf3AXxlacQSSmSSxNkA/s1600/duke_copa2014enossa.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhdpLQfB7KXnj-dAxo-9a5QX-lch0z7YZPejRWJqS9nds17PBcwlpXh_DiaBRBEnldMdMl5yyZ2PB4pYQGAPXySqT-jfE9L7aHdGYNeuu5vkUm_V1oCsW-GvaFQf3AXxlacQSSmSSxNkA/s72-c/duke_copa2014enossa.jpg
COMUNICA TUDO
https://comunicatudo.blogspot.com/2011/10/copa-do-mundo-2014-soy-contra.html
https://comunicatudo.blogspot.com/
https://comunicatudo.blogspot.com/
https://comunicatudo.blogspot.com/2011/10/copa-do-mundo-2014-soy-contra.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content